5.12.07

boa sorte para a nova vaga de frequências!!!!

«rapariga do brinco de pérola»




à partida não tem nada a ver com o tema "nutrição",,,
mas este filme retrata fielmente os costumes da época, nomeadamente
os hábitos em torno da temática da «cozinha» (muitas vezes repugnantes!).

não deixem de ver,,,, até porque, foi nomeado (nem sei se chegou a ganhar?)
o óscar para melhor fotografia, sendo o director de fotografia português!

2.12.07

algas


por Francisco Varatojo (site IMP - artigos)

As algas - os legumes do mar

Seguramente que já ouviu falar das algas como alimento e é possível que até já tenha tido a coragem e curiosidade de as experimentar numa visita a um restaurante chinês, japonês ou macrobiótico. Pode até ter gostado bastante da experiência mas pensar que estes alimentos são por demais exóticos para utilizar no dia a dia e como tal fazem parte de um grupo especial de produtos que se utilizam em períodos excepcionais para aumentar a cultura gastronómica ou para nos divertirmos.

Ou, acha que gostaria de as utilizar com regularidade mas não sabe onde as comprar e muito menos como as cozinhar; para além disso não tem a mínima ideia de que algas deve escolher, uma vez que há tantas variedade diferentes.
Pois bem, neste artigo vou tentar elucidá-lo sobre estes preciosos alimentos e dar-lhe algumas dicas de como os utilizar.

As algas são literalmente vegetais marinhos (da mesma forma que as cenouras ou os brócolos são vegetais terrestres) e são utilizadas há séculos como alimento por povos como os chineses, japoneses, escoceses, irlandeses, islandeses, escandinavos, alemães, assim como pelos índios da América Latina que as utilizavam como medicamento para diferentes males.
Os vegetais marinhos têm uma riqueza enorme em minerais, particularmente cálcio (são muito mais ricas em cálcio do que os produtos lácteos) e em oligoelementos como cobre, zinco, estrôncio, cobalto, níquel, molibdénio, chumbo, estanho, vanádio, bromo, prata, crómio, bário, lítio, bismuto; o seu teor em proteínas é também bastante elevado assim como o teor em hidratos de carbono e vitaminas, possuindo algumas das algas quantidades assinaláveis de vitamina B12 que geralmente se considera só existir em produtos animais.


Quando comprar algas, as melhores disponíveis no mercado português são as japonesas ou as da costa da Bretanha, uma vez que são recolhidas ou cultivadas em mares pouco poluídos (costa bretã e região norte do Japão - ilha Hokaido).

As mais utilizadas são:

Wakame - de sabor suave, as wakame são principalmente utilizadas em sopas ou confeccionadas em conjunto com os vegetais. Deve demolhá-las durante cerca de 20 minutos e o tempo de confecção é de 15, 20 minutos.

Kombu - excelentes para cozinhar em conjunto com as leguminosas (tornam-nas muito mais macias e digeríveis, evitando a formação de gases intestinais) ou com os vegetais devem também ser demolhadas e demoram mais tempo a cozinhar do que as wakame (30 a 45 minutos ou mais).

Nori - muito em moda actualmente, uma vez que é com esta alga que se faz o famoso sushi, a nori prepara-se tostando-a rapidamente na chama do fogão. Pode comê-la directamente (tem um sabor agradável a peixe) ou parti-la aos pedaços e salpicar sobre a sopa, vegetais ou feijões.

Aramé - alga muito fina que se cozinha com os vegetais, excelente para os órgãos reprodutores femininos (mas também boa para os homens); deve demolhar cerca de 15 minutos e cozinha durante mais ou menos meia hora (ou mais).

Hiziki - textura semelhante à aramé, mas mais espessa e com um sabor a mar muito mais forte, a alga hiziki tem uma quantidade enorme de cálcio (ver tabela); cozinha como a aramé.

Agar-agar - em flocos ou barra, a agar-agar prepara fantásticas gelatinas de fruta ou de vegetais; excelente para obstipação e para ajudar a perder peso; deve demolhá-la poucos minutos e cozinhar até que a alga se dissolva; deixe depois solidificar e obtém uma gelatina excelente.


Estas são as principais algas utilizadas - pode também experimentar outras, menos conhecidas e um pouco mais exóticas como a dulse, mekabu, ou alface do mar.

vertigo café

O Vertigo Café é óptimo para uma conversa num dia de inverno.

«Situado em plena zona do Chiado, recupera uma certa ideia de café como um local acolhedor e confortável onde apetece estar horas esquecidas. Inspirado nos cafés cubanos, encontra-se decorado com antiguidades e velharias e tem expostas nas paredes fotografias dos anos 30 e 40. A confecção das refeições é feita no momento e são utilizados produtos biológicos.Tem à sua disposição 17 tipos de chás diferentes e o Bolo de Chocolate é uma perdição.»


in life cooler


Bem, nunca é demais repetir: o bolo de chocolate é mesmo FENOMENAL!

noobai

este café, para além das iguarias (tipo sandes, chás, tartes salgadas ou bolos...), tem uma vista sobre o tejo privilegiada.
fica perto do «miradouro do adamastor», em sta catarina, perto bairro alto. muito perto do museu que fomos visitar em antropologia.

em dias de sol é um lugar óptimo para um bom pequeno-almoço tardio ou um lanche ao por-do-sol.

http://www.noobaicafe.com/

royale


este café é simplesmente magnifico!


o menu vai mudando consoante a estação do ano e aqui podemos optar por uma refeição mais informal e descontraída! a comida é de chorar por mais: tostadas com pão biológico e cogumelos, salmão fumado ou tofu. sobremesas de chocolate maravilhosas e sumos/batidos de frutas gigantes!


tudo, com boa música e um ambiente muito tranquilo. fica perto da baixa/chiado, entre o teatro da trindade e o largo do carmo.
em dias de melhor tempo, tem também um pequeno pateo exterior.

http://www.royalecafe.com/

pois café

Este espaço nasceu da graça que as proprietárias austríacas acharam à palavra "pois", que os portugueses não se cansam de dizer. Do antigo armazém de especiarias pouco restou a não ser o tecto altíssimo sustentado por três arcos de pedra. Este é o espaço ideal para refeições leves, ou simplesmente para passar um bom bocado, por entre a leitura de livros e revistas. Quem quiser pode levar um livro para casa, desde que traga outro para o seu lugar.

Tostas: Tosta Caprese (queijo mozarella, tomate, pesto e mangericão); Tosta Veggie (cogumelos, cenoura e courgette). Saladas: Olympia (queijo Feta, tomate, azeitonas e cebola).Tapas: Prato de fiambre e salame; Prato de queijo. Brunchs (sábados e domingos); Pois, Brunch (café, chá ou cacau, pão, manteiga, mel ou marmelada, prato de queijo e fiambre); Brunch Vital (café, chá ou cacau, sumo, muesli, iogurte com frutas).Sobremesas:Tarte de limão ou maracujá; Sachertorte (bolo de chocolate); Gugelhupf (espécie de bolo mármore); Apfelstrudel.

in lifecooler

restaurantes vegetarianos

para além dos bons restaurantes de cozinha natural por toda a cidade de lisboa,

http://www.e-macrobiotica.com/culinaria/restaurantes_lisboa.htm

existem ainda certos lugares que não podem deixar de ser visitados para um bom pequeno-almoço de fds, um lanche ou um refeição mais rápida e informal.